Submissão de Trabalhos

7.0 Impressão dos Pôsteres

As dimensões do pôster deverão ser: 90 centímetros de largura por 1,20 metros de altura, em formato vertical.


7.1. Normas para Submissão de Trabalhos

Submeta seu trabalho

O 3º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde receberá resumos de trabalhos até o dia 13/02/2017 às 21 horas (horário de Brasília). Os resumos deverão ser enviados, exclusivamente pelo formulário eletrônico contido nesta web site.

Após preencher o formulário de inscrição, você poderá enviar o seu trabalho, acompanhar todo o processo de avaliação e emitir seu recibo de pagamento, sempre informando o seu login e a sua senha. Se você ainda não se inscreveu, CLIQUE AQUI para preencher o formulário de inscrição. Se você já se registrou, utilize seu login e senha para acessar sua área restrita e enviar o seu trabalho no menu “Meus Trabalhos”.

Os interessados em submeter trabalhos devem selecionar inicialmente o eixo temático desejado e enviar um resumo ou resumo expandido.

As propostas de trabalho deverão indicar um dos eixos temáticos, a saber:

1) ESTADO, POLÍTICAS SOCIAIS E DE SAÚDE.
2) GESTÃO DE SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE.
3) PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E AVALIAÇÃO EM SAÚDE.
4) REDES DE ATENÇÃO E GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE.
5) ECONOMIA E FINANCIAMENTO DA SAÚDE.
6) GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE.
7) RELAÇÕES FEDERATIVAS E REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE.
8) DEMOCRATIZAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NA SAÚDE.
9) DIREITO E JUDICIALIZAÇÃO NA SAÚDE.
10) COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NA GESTÃO EM SAÚDE
11) CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SAÚDE

Limites de resumos por participante: Cada participante poderá submeter até dois resumos como primeiro(a) autor(a). Não há limite para participação como coautor em trabalhos inscritos por outros participantes.

Não é necessário efetuar o pagamento da inscrição no momento do cadastramento e/ou submissão dos resumos. Entretanto, caso o trabalho seja aprovado, para garantir a sua inclusão na programação do evento e a publicação nos anais, o autor responsável pelo trabalho (autor principal ou coautor) deverá realizar o pagamento até o dia 30 de março de 2017.

7.2. Categorias de Apresentação do Trabalho

Para submeter seu resumo à avaliação você precisará escolher um dos grupos temáticos da lista ofertada e uma das duas categorias de apresentação:

7.2.1. Relato de Pesquisa: são trabalhos originais realizados por pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação de instituições públicas e privadas.

• Nos campos específicos do formulário informar: Título; Autores (informando primeiro o autor principal e em seguida, se houver, nome e filiação institucional de cada coautor. Atenção: conferir se as grafias estão corretas, pois serão assumidas em certificados e demais materiais oficiais do congresso. Não devem ser inseridos gráficos, tabelas ou outros recursos visuais no resumo, apenas o texto.

7.2.2. Relato de Experiência: refere-se ao desenvolvimento de atividades e ações relacionadas à capacitação de profissionais, organização e gerenciamento de políticas, programas e serviços, mobilizações e ações vivenciadas junto a (e/ou pela) comunidade, iniciativas desenvolvidas pelos serviços de saúde, de educação e outros em temáticas relacionadas à programação do 3o Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde.

Nesta categoria de trabalhos, serão aceitos relatos de experiências que foram desenvolvidas/concluídas ou estão em curso.

• Nos campos específicos do formulário informar: Título; Autores (informando primeiro o autor principal e em seguida, se houver, nome e filiação institucional de cada coautor). Atenção: conferir se as grafias estão corretas, pois serão assumidas em certificados e demais materiais oficiais do congresso. Não devem ser inseridos gráficos, tabelas ou outros recursos visuais no resumo, apenas o texto.

O Resumo deve ser estruturado, de acordo com a modalidade de submissão. Para trabalhos inscritos na modalidade Pôster, será solicitado um Resumo simples e para aqueles inscritos na modalidade de Comunicação Coordenada será solicitado um Resumo Expandido. Estes deverão ser elaborados com base nos tópicos a seguir, obrigatórios e com campos específicos para preenchimento no formulário online. Esses campos não devem ser preenchidos com letras em caixa alta, exceto o título.

Itens Resumo No máximo de caracteres, com espaço. Resumo Expandido No máximo de caracteres, com espaço.
Título (em caixa alta) 150 150
Introdução 400 1.200
Objetivos 250 500
Metodologia 650 1.000
Resultados e Discussão 700 1.200
Conclusões / Considerações finais 350 1.000
Referências - 950
TOTAL 2.500 6.000
Itens Resumo No máximo de caracteres, com espaço. Resumo Expandido No máximo de caracteres, com espaço.
Título (em caixa alta) 150 150
Introdução 400 1.200
Objetivos 250 500
Metodologia 650 1.000
Resultados e Discussão 700 1.200
Conclusões / Considerações finais 350 1.000
Referências - 950
TOTAL 2.500 6.000

categorias apresentacao trabalhos

7. 3. Modalidade de Submissão

Os trabalhos aprovados poderão ser apresentados nas seguintes modalidades:

7.3.1 Apresentações dos pôsteres, com rodas de conversa por grupos temáticos
Os trabalhos aprovados nessa modalidade serão expostos na forma de um pôster impresso durante três dias do evento e apresentados em rodas de conversa, com debate mediado pela coordenação de cada sessão.

7.3.2 Comunicações coordenadas
Os trabalhos aprovados nessa modalidade serão apresentados em sessões temáticas de Comunicação Coordenada, com duração de 90 minutos e seis trabalhos por sessão.

Cada trabalho terá dez minutos para apresentação. Após as apresentações, haverá debate com os respectivos autores mediado por um coordenador, a ser designado pela Comissão Científica. Serão aprovadas até seis comunicações coordenadas por sala, com um total de 126 trabalhos nos três dias do evento.

 

7.4. Envio de Resumos

• Para submeter trabalhos ao processo de avaliação, você deverá acessar o menu restrito "Meus Trabalhos". Caso você não esteja visualizando este menu, é porque ainda não foi reconhecido pelo sistema. Neste caso, proceda conforme as seguintes instruções:

• Novo usuário
Se você ainda não fez sua inscrição no evento, acesse o menu "Inscrições" e preencha o formulário ao final da página. Lembre-se de ler atentamente as informações contidas nesta página antes de proceder com o cadastro. Ao finalizar o envio do formulário, acesse sua área restrita para que você encontre o menu "Meus Trabalhos", mencionado acima.

• Usuário já cadastrado
Se você já efetuou sua inscrição, basta acessar sua área restrita, informando o login e a senha correspondentes. O login e a senha foram preenchidos por você no momento da inscrição. Caso tenha se esquecido de seus dados de acesso, clique no botão "Lembrar senha".

• Antes do envio de seu resumo, faça uma revisão detalhada do texto que será submetido para avaliação.

Caso você perceba algum erro após o envio, até o dia 13/02/2017 será permitida a edição do resumo. Para isso, basta acessar a sua área restrita, e, na seção “Meus Trabalhos”, clicar no título do trabalho.

• Os resumos poderão ser enviados em português, inglês ou espanhol.

• Os itens a serem preenchidos para submissão do resumo:
Tema: Selecionar de acordo com a listagem dos grupos temáticos.
Apresentador do trabalho: indicar o nome, a filiação institucional e o correio eletrônico do autor principal ou coautor que apresentará o trabalho.
Modalidade de apresentação: escolher uma das três opções disponíveis:
(a) Pôster com rodas de conversa.
(b) Comunicação coordenada.
(c) Vídeos

Fonte(s) de financiamento: crédito a órgãos financiadores da pesquisa, se pertinente.

7.5. Critérios para Avaliação dos Trabalhos

Além da observância aos requisitos de resumos acima explicitados, o processo de avaliação adotará os seguintes critérios:

• Adequação à temática do congresso;
• Adequação ao escopo do grupo temático;
• Relevância, atualidade e natureza inovadora;
• Adequação conceitual e metodológica para o alcance dos objetivos e dos resultados;
• Características do resumo submetido no que se refere à organização, capacidade de síntese e clareza de exposição;
• Adequação do título.

7.6. Observações

É IMPRESCINDÍVEL o preenchimento adequado de todos os campos do formulário online e, para serem aceitos, os trabalhos deverão obedecer às normas aqui descritas.

Resultados com afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados.

Todos os trabalhos ao serem apreciados para a seleção deverão ter indicações de seus autores quanto à modalidade preferencial de submissão, contudo, caberá à Comissão Cientifica a decisão final, de acordo com os critérios de avaliação.

O número de trabalhos aprovados será definido segundo a sua adequação ao tempo e aos limites dos espaços disponíveis na sede do Congresso.

Os autores serão informados oportunamente sobre as datas, horários e locais das apresentações, por meio de e-mails e no ambiente restrito do congressista no site do Congresso.

Os resumos recebidos serão publicados nos Anais do Congresso, sem edição. Por isso, reforçamos a importância da revisão ortográfica e gramatical na sua elaboração. No mesmo sentido, devem ser observadas as orientações referentes ao padrão para preenchimento do título, do(s) nome(s) de autor(es) e do resumo.

7.7. Datas e prazos importantes

Data limite para envio de resumos: 13/02/2017
Divulgação do resultado da avaliação: A partir de 15/03/2017
Prazo para pagamento da taxa de inscrição para autores responsáveis e apresentadores: 30/03/2017

7.8. Conflitos de interesse

Os princípios da ABRASCO incluem o comprometimento com práticas éticas e transparentes. Alguns tipos de interesses que competem ou são conflitantes com esses princípios são barreiras para a submissão de resumos em qualquer dos formatos aceitos pelo congresso. Outros interesses, apesar de não serem barreiras, devem ser declarados como parte de um processo transparente. O preenchimento do campo existente no formulário relativo a conflito de interesses é uma pré-condição para a submissão de resumos. A Comissão Científica se reserva ao direito de recusar resumos de trabalhos que não se adequem aos valores da ABRASCO.

Ao se decidir se há ou não potenciais conflitos de interesse a serem declarados, devem ser considerados:

• Qualquer empresa ou organização que represente qualquer indústria farmacêutica, de tabaco e de alimentos e bebidas; fabricantes de equipamentos e de insumos; prestadores de serviços diagnósticos; corretoras, seguradoras e operadoras de planos de saúde.
• Organização sem fins lucrativos que receba recursos de qualquer empresa privada, ou que tenha eu seu núcleo gestor mais de 25% de membros empregados por (ou associados a) qualquer empresa privada;
• Organização não governamental de interesse comercial/privado. Potenciais conflitos incluem as seguintes possibilidades de relação entre o autor e as organizações listadas acima:
• Vínculo empregatício e outras atividades remuneradas: Qualquer vínculo empregatício, consultoria, cargos de diretoria, honorários e outras posições ou associação em qualquer nível.
• Financiamento a projetos e bolsas de pesquisa: Consultorias, bolsas e honorários de apoio à pesquisa, apoio para a participação em conferências e reuniões, ou para cobrir despesas de viagem, acomodação ou publicações. No caso de pessoas vinculadas a instituições acadêmicas, considerar também fontes de financiamento para projetos de pesquisa e outras atividades acadêmicas.
• Serviços honorários: Membro honorário da mesa diretiva ou acionista de empresa.
• Presentes e doações: Presentes, doações e outros benefícios recebidos.
• Outros interesses: Qualquer outro interesse que o autor prefira declarar para preservar a transparência, ou que possa causar comentários adversos, constrangimento ou outra dificuldade caso sejam tornados públicos por meio de terceiros.

Para assegurar a transparência sobre potenciais conflitos de interesse envolvidos no trabalho apresentado, no formulário eletrônico de submissão de resumos, o autor deverá preencher os seguintes campos:

Você tem interesses potencialmente conflitantes a declarar?
1. Sim 2. Não
Em caso afirmativo, detalhe.

Prezado congressista,

Os Certificados de participação no 3º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde serão disponibilizados online, nesta sexta-feira dia 19 de maio, na área restrita do participante, que deverá acessar o site do Congresso utilizando o seu login e a sua senha.

7.9. Certificados e publicação nos Anais

• Será disponibilizado online (na área restrita do autor responsável pelo resumo) apenas um certificado por trabalho aprovado, no qual constarão os nomes de todos os autores e coautores.

• Certificados de participação serão disponibilizados on line (na aérea restrita) 48h após o evento. O participante deverá acessar a sua área restrita, utilizando o seu login e a sua senha.

• Certificados de apresentação de trabalho nas diferentes modalidades serão disponibilizados on line (na área restrita do apresentador), no site do congresso, a partir do 15º dia após o evento. Para acessar a área restrita, o apresentador deverá utilizar o seu login e a sua senha.

• Os anais serão disponibilizados no site do congresso até 48h após o evento. O arquivo estará disponível para consulta e download de forma irrestrita.

Realização

Apoio

Sobre o congresso

A Comissão de Política, Planejamento e Gestão da ABRASCO convida docentes, pesquisadores, estudantes, trabalhadores do SUS, gestores, representantes de movimentos sociais e todos os interessados no debate sobre os desafios da construção e gestão do Sistema Único de Saúde a participarem do 3º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, que será realizado em Natal, entre os dias 01 e 04 de maio de 2017.

Leia mais

   

JoomShaper